domingo, 20 de março de 2016

Vamos Começar com: The Sims

Você acha que jogos não tem nada a ver com arquitetura? Ah, mas eu vou te provar que sim.
E nada melhor que convencer falando sobre o primeiro jogo da franquia The Sims! 

Sabia que inicialmente, The Sims era para ser um simulador de arquitetura? 

Porém, Will Wright decidiu ir um pouco mais além, e fora a construção de casas decidiu adicionar pessoas e a partir daí, seu trabalho se tornou um sucesso de vendas.

Plus: Ele cursou arquitetura, engenharia mecânica e robótica.




The Sims 


(The Sims - 2000)


Bateu saudade de ver a capa? Lembra daquela música brasileiríssima enquanto o jogo carregava? 
Tenho absoluta certeza que esse jogo foi o primeiro contato com arquitetura de muita gente (Lego agora não conta :P)

E vou confessar uma coisa foi o meu preferido de todos os outros e tenho no pc até hoje!

Então, vamos lá!


- O primeiro jogo da série conta com 7 expansões, explorando aí diversos aspectos de socialização e sistema de visualização ortogonal.


- No mobiliário e em algumas atividades dos Sims, notam-se referências famosas como: Piet Mondrian,  referências ao Pop Art e pasmem, Andy Warhol aparece em Studio Town (Expansão: Superstar), cadeiras Luís XV, e por aí vai.

O que é interessante neste jogo em especial?


A relação ao indivíduo e a edificação onde reside! 


Não é o quesito  "Room", embora ele seja importantíssimo e falaremos dele um pouco mais tarde.

Esse indicativo mostra o quão feliz o Sim está com o seu lar. 

Isso envolve detalhes Construtivos, paisagísticos  e outros. 
Por exemplo no quesito Jardim: Um jardim ideal para um Sim, é aquele que tem jardins, árvores e uma piscina.

E quem não adoraria sua casa se ela tivesse tudo isso? <3

Quer outro exemplo?
Sims não gostam de ter que andar muito para chegar em determinado cômodo então, aí entra a sua habilidade de distribuição harmoniosa de ambientes. 


Recentemente tive uma aula sobre circulação e ambientação. Um dos maiires erros de quem começa é projetar corredores para lugar nenhum onde poderia deixar um quarto ou banheiro maior tranquilamente. 


Vamos supor que você queira um apartamento onde o metro² está saindo por 15 mil. Ele tem um total de 40m², e  só de corredor você tem 12m². Olha quanto desperdício de grana! 

Infelizmente, não tem Klapaucius ou Rosebud na vida real. 




(Imagem linda que achei por aí)


Room/ Cômodo


Faz parte das necessidades básicas do Sims. Uma boa Iluminação (natural ou artificial) e itens decorativos ajudam o sim a ficar confortável. Ela diminui caso haja objetos quebrados, ambientes escuros e lixo espalhado. 


Iluminação/ventilação é algo importante até hoje, já que em projetos que necessitem de aprovação da prefeitura, você tem sempre um mínimo a seguir. Isso é questão de assepsia. 


Mais um adendo, um ambiente sujo pode influenciar diretamente na iluminação (em projetos luminoténicos, há um índice que se chama fluxo luminoso, caso o ambente esteja sujo, isso poderá intervir neste cálculo).





Certa vez eu vi em uma revista de construção e interiores dando alternativas para pessoas visualizarem sua casa com móveis a partir desse jogo (Não vou citar o nome da revista nem a edição pois eu realmente não lembro)! Eu fiquei muito contente em ter visto aquela matéria. São poucas pessoas que mexem com renderização então é uma alternativa acessível e divertida! 






E então? Não convenceu?
Calma, que logo tem mais! 


Até o próximo post! :)



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